Canais de venda (41) 3316-3316 WHATSAPP

Cenário imobiliário hoje: é hora de comprar?

A expectativa sobre o cenário imobiliário em 2019 era alta. As previsões da maioria dos especialistas eram otimistas e apontavam para um ano perfeito para a realização de bons negócios. Com o final do ano se aproximando, já é possível tirar conclusões sobre o mercado. As expectativas se cumpriram? É hora de comprar um imóvel?

A resposta, simples e direta, é sim. Após alguns anos de baixa, o cenário imobiliário se estabilizou e já vem registrando crescimento há algum tempo. Isso significa alta na oferta, no número de lançamentos e abertura para negociações. Vamos analisar os motivos que levaram a essa retomada e criaram o timing perfeito para você adquirir seu imóvel.

Queda na taxa de juros

Hoje, os juros no Brasil estão no ponto mais baixo já registrado. A taxa básica de juros, a Selic, passou para 5% ao ano após um novo corte do Comitê de Política Monetária (Copom). Foi o terceiro seguido e outros são esperados até 2020.

Isso afeta diretamente o cenário imobiliário, já que, das linhas de crédito, o empréstimo imobiliário é um dos que são afetados pelo índice da Selic com mais rapidez. Assim, a conta é simples: caem os juros, diminuem os valores das parcelas do imóvel.

Nesse sentido, vivemos um momento histórico. A título de comparação, a taxa Selic até outubro de 2016 era de 14,25%, quase o triplo do atual. A hora de aproveitar é agora.

Aumento na procura

Com a queda na taxa de juros, a procura por imóveis naturalmente aumenta. Na conta dos especialistas da área, cerca de 500 mil famílias ganham a oportunidade de adquirir seu imóvel a cada dois pontos percentuais de queda.

Esse aumento na procura reflete na postura dos bancos, que se veem incentivados a estabelecer condições mais favoráveis para os compradores, como cortes de juros nas linhas de financiamento e o lançamento de novas modalidades de crédito. Comprar seu imóvel não está apenas mais barato, mas também mais fácil.

Estabilidade nos preços

Outro fator que torna o cenário imobiliário atual perfeito para a aquisição do seu imóvel é a estabilidade nos preços. Os valores ainda não reagiram ao aquecimento do mercado e se mantém praticamente estáveis há quase dois anos. Contudo, essa situação deve mudar nos próximos meses. Se você deseja adquirir seu imóvel, é indicado que não espere demais.

Abertura para negociação

O mercado imobiliário está em franca retomada, mas ainda há espaço para crescer. Em momentos como esse, as construtoras costumam ser mais flexíveis nas negociações, oferecendo condições de pagamento mais vantajosas e, em alguns casos, até descontos nos preços para possíveis compradores. Mas é preciso ter atenção: esse cenário não costuma se manter por muito tempo. Você precisa ser rápido e aproveitar o cenário imobiliário atual.

Como você pode ver, o momento atual não é apenas muito bom para adquirir seu imóvel, como também possui algumas das condições mais favoráveis que o nosso cenário imobiliário já viu. Se comprar o seu apartamento dos sonhos era um plano que você esperava realizar apenas mais para frente, recomendamos que você reveja seus planos e comece a procurar oportunidades agora mesmo.

E se você precisa de uma construtora de confiança, com um histórico sólido, compromisso com a excelência e oportunidades incríveis, fale conosco! Aqui na Piemonte Construtora, você tem a parceira ideal para adquirir seu imóvel com as melhores condições para você. Já ajudamos mais de 35 mil pessoas a realizar esse sonho de adquirir seu imóvel. Você pode ser o próximo! Vamos aproveitar juntos esse momento único!

Outros Posts