Canais de venda (41) 3316-3316 WHATSAPP

3 dicas para criar ambientes estimulantes para crianças dentro de apartamentos

Morar em apartamentos não significa abrir mão da segurança e do estímulo ao desenvolvimento das crianças. Promover a criatividade, a diversão e o aprendizado pode ser mais difícil em espaços reduzidos, mas com algumas estratégias simples, é possível criar ambientes seguros e enriquecedores para os pequenos.  

É importante fazer as crianças sentirem-se verdadeiramente em casa e pertencentes a todos os espaços. Personalizar alguns ambientes é fundamental para criar experiências e memórias positivas, além de contribuir para o crescimento saudável físico, mental e cognitivo dos seus filhos. 

Confira nossas dicas para criar ambientes ideais para as crianças! 

Crie quartos temáticos 

Transformar quartos de crianças em verdadeiros mundos de aventuras pode ser uma experiência emocionante e recompensadora, mesmo em espaços compactos como apartamentos.  

Antes de começar, converse com a criança para descobrir seus interesses e paixões. Pode ser desde personagens de desenhos animados até temas como espaço, florestas encantadas ou super-heróis. 

Selecione uma paleta de cores que remeta ao tema escolhido. Adesivos de parede, papel de parede temático ou murais pintados são ótimas opções para criar um ambiente imersivo. Em relação aos móveis, você pode optar por uma cama em forma de carro para um quarto com tema de corrida, ou uma escrivaninha com elementos do tema escolhido, por exemplo. 

Aposte em espaços para brincadeiras 

Por mais que os ambientes sejam reduzidos em apartamentos, com um bom planejamento de espaço, você pode criar áreas para brincadeiras nos quartos, na sala ou na sacada. 

Nesses ambientes, escolha cores vibrantes e estampas divertidas para estimular o interesse das crianças e adicione tapetes macios e almofadas para criar uma área confortável e segura. 

Para manter os brinquedos organizados, utilize caixas organizadoras temáticas e móveis multifuncionais que possam servir como espaços de armazenamento e de brincadeiras. Também vale a pena alternar os temas da área de brincadeiras para manter o interesse das crianças e adaptar o espaço conforme os gostos e fases de desenvolvimento. 

Prepare um cantinho de estudos 

Em espaços limitados, é possível criar um cantinho de estudo inspirador para as crianças, incentivando o aprendizado e a concentração. O ideal é optar por um local tranquilo e bem iluminado, de preferência próximo a uma janela para aproveitar a luz natural. 

Escolha uma mesa e cadeira confortáveis, ajustadas à altura da criança e, se possível, use móveis dobráveis ou modulares. Eles são ideais para otimizar o espaço quando não estiverem em uso. 

Por fim, permita que a criança contribua para a decoração, escolhendo cores, adesivos ou outros elementos que a motivem. Assim, fica mais fácil estabelecer uma rotina de estudos consistente para que a criança associe o cantinho de estudo a um ambiente de foco e aprendizado. 

Gostou das nossas dicas? Acesse nosso blog e confira mais conteúdos que vão ajudar você a criar o lar dos sonhos para toda a família. 

Outros Posts