Canais de venda (41) 3316-3316 WHATSAPP

Natal: Como fazer uma ceia inesquecível

Organizar a festa de Natal é uma grande responsabilidade. Seja uma comemoração menor ou com a família toda, a expectativa é sempre de uma noite inesquecível. Tudo precisa ser perfeito.

O segredo está nos detalhes. É preciso prestar uma atenção especial em alguns pontos-chaves, que fazem toda a diferença. E, claro, ter um bom planejamento. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos uma lista com tudo que você precisa preparar para organizar um Natal inesquecível!

Confirme a lista de convidados

Mesmo que seja uma festa em família, essa parte não deve ser tratada com informalidade. Isso aumenta as chances de convidados de última hora aparecerem e imprevistos acontecerem, o que pode atrapalhar o andamento da noite. Estabeleça uma data limite para as confirmações e seja firme nas cobranças.

Faça as compras com antecedência

Pode parecer um passo óbvio, mas o fato é que muitas pessoas deixam as compras para a última hora. Se você fizer isso, vai enfrentar movimento, filas e ainda corre o risco de ficar sem itens essenciais na sua ceia.

Então, programe-se: até a noite anterior à festa, tudo deve estar devidamente comprado. Se alguma coisa ficar para o dia de Natal, não dê chance ao azar: a dica é chegar no supermercado bem cedo.

A decoração

Uma festa de Natal precisa ter uma decoração bem caprichada. É o que dá um ar especial para a noite. Além do pinheiro, uma guirlanda de boas-vindas na porta e várias luzinhas espalhadas pela casa criam o clima perfeito. Louças e guardanapos temáticos dão um toque a mais. Você também pode preparar uma playlist no Spotify e deixar tocando como trilha de fundo durante a noite.

Uma ceia inesquecível

O ponto alto da noite merece atenção especial. Mesmo você sendo o anfitrião, precisa oferecer uma refeição que agrade a todos. Algumas coisas não podem faltar, como é o caso do peru, mas para definir os acompanhamentos é recomendado que você converse com os convidados e chegue a um acordo.

Como a noite é longa e pode haver atrasos, recomendamos que você sirva alguns petiscos antes do jantar em si. Frios, queijos e torradinhas são uma ótima pedida.

O peru de Natal

A grande estrela da ceia merece um capítulo à parte. O primeiro passo é escolher o peru ideal. Se forem muitos convidados e você não tiver muita experiência, recomendamos que você encomende em um restaurante. É a saída mais tranquila e garantida.

Se você mesmo for cozinhar, tenha em mente que uma ave entre 4 e 5 kg serve de 15 a 20 pessoas. Como o peru demora para pegar tempero, compre um já temperado e, se quiser, incremente do seu jeito.

Para garantir que ele fique macio, regue-o com líquidos ácidos, como vinho branco, vinagre ou suco de limão e laranja. Um pouco de manteiga também ajuda. Utilize papel alumínio em volta do refratário e deixe assar entre 180 e 200˚C por 2h30. Depois, tire o papel e doure a 220˚C por mais 15 minutos. Pronto: o peru de Natal perfeito está garantido!

Acompanhamentos

Essa é uma questão bem pessoal. Cada festa de Natal tem seu acompanhamento clássico, de acordo com o gosto dos convidados. Mas como sugestão, deixamos o arroz à grega, o salpicão de frango, farofa com os miúdos do peru e um empadão.

A troca de presentes

Uma das principais dúvidas quando se organiza uma ceia de Natal é: qual o momento certo de trocar presentes, antes ou depois do jantar? Se forem poucas pessoas e tudo estiver dentro do horário, pode ser uma boa ideia fazer antes. Mas se tiver muita gente – e muitas crianças – recomendamos que você faça depois. Isso ajuda a deixar o pessoal menos ansioso e se concentrar melhor no momento. E para fechar com chave de ouro, sirva a sobremesa depois dos presentes!

Papai Noel

O bom velhinho sempre vem! Para sua ceia de Natal ficar completa, o Papai Noel precisa aparecer. A única coisa que deve ser levada em consideração é a idade das crianças. Se elas foram pequenas, um dos convidados pode se fantasiar sem problemas. Se elas forem mais velhas, porém, existe a chance de que elas reconheçam o parente por trás da barba falsa. Nessa ocasião, a melhor saída é contratar um profissional.

E assim você tem a ceia de Natal perfeita! Com todos os detalhes bem pensados e definidos com antecedência, você garante toda a magia que uma noite especial como essa pede e fica com a certeza de que ela será para sempre lembrada por cada um dos convidados! Boas festas!

Outros Posts